Os homens já são básicos por natureza, e nós, mulheres, sabemos como a maioria não liga muito para o que é tendência no mundo da moda. Mas de uma coisa nós sabemos, saber as diferenças entre blazer e terno e como e quando usá-los é fundamental, e para ajuda-los, este post esclarecerá muitas dúvidas a respeito disto.

blazer_collage

Diferente do que é muito falado por aí, blazer e terno são coisas totalmente diferentes, e no terno, o que ocupa o lugar do blazer é o paletó.

O blazer é uma peça coringa de se ter no armário. Tendo uma modelagem mais leve e tecidos mais simples, como sarja e algodão, é possível transformar looks básicos com camiseta à looks “esporte chique” em ocasiões mais formais.

Se você quiser sempre dar um toque elegante aos seus looks, o blazer é fundamental de se ter. E sem limite de estilos e cores.

terno_collage

Já o blazer mais social, também chamado de paletó, é feito com tecidos grossos e é mais estruturado, sendo usado essencialmente em situações formais.

Já falando sobre o terno, nas três situações fotografadas acima o traje se chama “costume”, onde o look é composto somente por paletó e calça social, sem o colete. Este pode ser usado no dia a dia, caso você trabalhe em escritório ou para outras situações sociais.

Os tecidos utilizados nas produções de terno são a lã fria, linho ou algodão, o que deixa um bom caimento e amassa pouco. Mas sempre lave à seco, ok?

A parte do caimento é MUITO importante, por isso deixamos aqui embaixo uma cartilha ilustrada de como um paletó/blazer, a camisa e a calça devem ficar no seu corpo:

 

guia-terno-perfeito1

 

Se tiver mais alguma dúvida sobre trajes formais e casuais, mande uma mensagem pra gente!